Plano de Aula – Jornalismo (manhã e noite)

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

72 HORAS-AULA

TURMA/HORÁRIO: JORNALISMO MANHÃ TURMA A (8H-9H40) TURMA B (9H50-11H30)

                                 JORNALISMO NOTURNO TURMA D (19H-20H40) TURMA C (20H50-22H30)

PROFESSOR RESPONSÁVEL: LIRÁUCIO GIRARDI JÚNIOR

 

Sextas-feiras                                       CRONOGRAMA DE AULAS – 2018

DATA

AULA

CONTEÚDO PREVISTO / LEITURAS INDICADAS / ATIVIDADES/AVALIAÇÕES

 

02/2

01

Recepção aos calouros (apenas para 1º e 2º ano)- talkshow

02

 

09/2

03

Apresentação do Curso e dos recursos utilizados

04

 

16/2

05

Comunicação e sociedade: as representações

BECKER, Howard S.  Falando da sociedade – Cap.2 “Representações da sociedade como produtos organizacionais”. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed. 2009

06

 

23/02

07

Interacionismo Simbólico: suas 3 premissas 

BLUMER, Herbert . A Natureza do Interacionismo Simbólico. In: David Moretensen. Teoria da Comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980

08

 

02/3

09

Interacionismo Simbólico: relação entre objetos e o universo simbólico

BLUMER, Herbert . A Natureza do Interacionismo Simbólico. In: David Moretensen. Teoria da Comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980

10

 

09/3

11

SEMANA “MULHER E MÍDIA” 

12

 

16/3

13

 ESTUDO DE CASO

14

 

23/3

15

Dinâmicas de Redes Sociais- I: tipos de capitais

Dinâmicas de Redes Sociais – II:  espaço social e o habitus

BOURDIEU,Pierre: Critica Armada… In: Daniel Lins. O campo econômico: sua dimensão simbólica. Campinas/SP: Papirus, 2000 

16

 

06/4

17

Os Campos Sociais:  o campo da Comunicação

BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. Exposição feita na École Normale Supérieure, em novembro de 1976, para um grupo de filólogos e historiadores da literatura.

18

 

13/4

19

 Primeira avaliação do semestre

20

 

20/4

21

Devolutiva da avaliação

22

 

27/4

 

23

Mercados Linguísticos e Poder Simbólico

BOURDIEU,Pierre. O que é Falar? E Fetichismo Polítlico In: Daniel Lins. O campo economico: sua dimensão simbólica. Campinas/SP: Papirus, 2000

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04/5

 

25

A Cultura dos Memes 

ZAGO, Gabriela da Silva. A recirculação do acontecimento jornalístico em imagens remixadas: Cibercultura e apropriações. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 1, p. 85, julho, 2013

26

 

11/5

27

A modernidade – principais abordagens

SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo R.; SCHWARTZ, Vanessa (org). O cinema e a invenção da vida moderna. Trad Thompson, Regina. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 2001.

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18/5

29

A modernidade – reflexividade e sociedade de risco

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991/ GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002

30

 

25/5

31

Variações sobre o tema do Panóptico

FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1987.

32

 

08/6

33

Sociedades disciplinares e sociedades de controle

DELEUZE, Giles. Sobre as sociedades de controle. Conversações. 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219-226.

34

 

15/6

35

Novas Mídias e a Cultura do Algoritmo

MANOVICH, Lev.Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: LEÃO, Lucia. O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

 

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22/6

37

Semana de Provas

38

 

29/6

39

Vista de provas

40

 

 

 

férias

03/8

41

FEATHERSTONE, Mike O flâneur, a cidade e a vida pública virtual. In: Antonio A. Arantes. O espaço da diferença. Campinas/SP: Papirus, 2000

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10/8

43

Mídias locativas e territórios informacionais

LOPES, Tiago Ricciardi Correa. Audiovisuais locativos: experiências estéticas com mídias computacionais móveis –  Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012

44

 

17/8

45

Apresentação das orientações para o projeto: “Os sentidos da rua: mídias locativas e territórios informacionais”

46

 

24/8

47

Apresentação das Plataformas e temas para o projeto: “Os sentidos da rua: mídias locativas e territórios informacionais”

48

 

31/8

49

Semana da Comunicação Cásper Líbero

50

 

14/9

51

Émile Durkheim: fato social e estado de anomia

Slides com fragmentos de textos do autor

52

 

21/9

53

Émile Durkheim: sagrado/profano e a função dos rituais

Slides com fragmentos de textos do autor

54

 

28/9

55

Marx/Engels: estrutura/superestrutura (o materialism histórico)

Slides com fragmentos de textos

56

 

 

05/10

57

Marx/Engels:alienação e fetichismo da mercadoria

Slides com fragmentos de textos

58

 

19/10

59

continuação

60

 

26/10

61

Avaliação Parcial

62

 

09/11

63

Max Weber: desencantamento do mundo e os tipos puros de ação social

Slides com fragmentos de textos do autor

64

 

23/11

65

Max Weber: tipos puros de dominação

Slides com fragmentos de textos do autor

66

 

30/11

67

Max Weber: A ética protestante e o espírito do capitalismo

Slides com fragmentos de textos do autor

68

 

07/12

69

Semana de Provas

70

 

14/12

71

Vista de provas

72

 

21/12

73

Exame final

74

 

 

 

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