Marx (1818-1883) – Engels (1820-1895)


Selecionei alguns trechos de algumas obras de Marx (em colaboração com Engels) que podem servir de introdução às principais questões levantadas pelos autores.


Marx (Biografia) Para entender a História como “devir” e as fontes do marxismo


Para entender o materialismo histórico a partir da relação entre a estrutura econômica e a superestrutura.


Para entender a importância da categoria trabalho, o processo de alienação e o fetichismo da mercadoria


Codato, Adriano. O conceito de ideologia no marxismo clássico: uma revisão e um modelo de aplicação. Política & Sociedade – Florianópolis – Vol. 15 – Nº 32 – Jan./Abr. de 2016
 
Ubercapitalismo e uberiado – Instituto Humanitas – Unisinos, 25 junho 2017

Christian Fuchs: Internet and Class StruggleInterviewed by Benjamin Bürbaumer

Do it yourself (DIY) Culture

Two centuries on, Karl Marx feels more revolutionary than ever

Alexandre Fernandez Vaz: “Teoria Crítica do Esporte”  –Equipe Ludopédio –

How Meme Culture Is Getting Teens into Marxism -On social media, youths are seizing the memes of production to prove that continental philosophy isn’t just an academic abstraction. Hannah Ballantyne –

 
 
FERNANDES, Florestan. (org.).K.Marx/F.Engels(História). São Paulo: Ática,  1989 – 
Uma Contribuição para a Crítica da Economia Política (Karl Marx 1859) Se gostar , compre o livro!
 
 
 
NOVAES, Henrique, DAGNINO, Renato. O fetiche da Tecnologia. ORG & DEMO, v.5,n.2, p.189-210,2004
 

The Nation My Nike Media Adventure – E-mail: more powerful than corporate ads.

 Eu, etiqueta – Carlos Drummond de Andrade
Operário em Construção – Vinicius de Moraes
Os Humildes – João do Rio  (pp.139-144)
 

 

Oito ex-militares chilenos são condenados a 18 anos de prisão pelo assassinato de Víctor Jara em 1973 : governo chileno terá de pagar indenização de 2,1 milhões de dólares a familiares de vítimas do golpe militar de Pinochet – JAVIER SÁEZ LEAL – El País, Santiago de Chile 

Cidadão (música de Lúcio Barbosa)


The Hall of Shame contains all the companies that have won a Public Eye Award since 2005. All of them are corporations whose business activities have been characterized by human rights violations, environmental destruction, immoral tax practices or corruption.
Hall Of Shame

Júlio Andery

OIT

Um projeto que tenho especial carinho e orgulho de ter participado. Convidado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, participamos da concorrência da Campanha Contra o Trabalho Escravo no Brasil para a OIT, organização internacional do trabalho.Ficamos com a conta e aprovamos a campanha no gabinete do ministro dos direitos humanos.

E ele nos deu 14 dias para por em pé um filme de 1 minuto, logotipo, 4 anúncios e uma exposição no congresso nacional. Tudo de forma voluntária.Depois não entendem por que sou tão ansioso.Em equipe, nós fizemos.Contamos com a equipe da Lowe São Paulo e também da filial de Brasília.Meu recorde, 67 horas acordado trabalhando, em São Paulo e depois em Brasília.O melhor disso tudo é que em 1 ano, se me lembro bem, conseguimos mais de $21.000.000 de reais em doações e o assunto cresceu mais de 1.900% na mídia.O spot da campanha teve em 6 meses mais de 3.500 downloads espontâneos.

Depois disso tudo, não consegui ser o mesmo. Me demiti, e fui ser voluntário na OIT de Brasília por quase 7 meses.Nesse período fui como espectador para o sul do Pará, junto com os agentes da policia federal, equipe da OIT e fiscais do trabalho conhecer a realidade desses trabalhadores escravos.Em um único dia vi serem libertados 75 trabalhadores, homens, mulheres, crianças que viviam em situação análoga à escravidão.Depois dessa profunda experiência eu voltei para a Almap.E me permitiram trazer a conta desse projeto comigo.


Nova atualização do Moda Livre é lançada no Fashion Revolution SP (Repórter Brasil)


The True Cost The True Cost Trailer Original

Através do mundo da moda, o documentário pensa sobre as roupas que usamos e as pessoas que as fabricam. Em meio a realidade industrial, o preço das roupas estão diminuindo há decadas, enquanto que os custos ambientais e humanos só aumentam. Qual o impacto dessa indústria da moda? Quem realmente para o preço pelas nossas roupas?

Matrix – Direção:  irmãs Wachowski

A Classe Operária Vai ao Paraíso – Diretor: Elio Petri


How Meme Culture Is Getting Teens into Marxism – Hannah Ballantyne  – VICE -APR 27 2017

 

 


 

O nome da banda “Rage Against the Machine” é curiosa. Ela pode se aproximar da visão dos ludistas a quem Marx criticava. “Machine”, aqui, está mais para “sistema” do que “máquina” propriamente.

Deixar uma resposta