Sociologia e Comunicação

Aulas 1 e 2: Estudos de Caso

Dê uma olhada na quantidade de casos que podemos utilizar para pensarmos os temas da aula 1 (representações: linguagem e sociedade) e aula 2 (interacionismo simbólico). Escolha uma ou várias reportagens para discutirmos na nossa próxima aula. Um detalhe importante: não é para nota.



Manual da Diversidade no Jornalismo (Site do Énóis)

Quem controla a Mídia no Brasil – Coletivo Intervozes

Contra-narrativas para o discurso de ódio na Internet– SaferLab/UNESCO/ Google

ABA – Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade


Campanhas do Carnaval de Recife

Como os estudos dos especialistas em estudos sobre meninas (e elas mesmas) estão reorganizando a forma como pensamos a relação entre elas e a mídia. Sharon R. Mazzarella 

Five strategies for creating gender equality in the media – Collete Davidson – The Guardian, 20/07/2016

Urban Dictionaire

* * *

Produção cultural evangélica | Elisa Hoerlle – Itaú Cultural. 07/11/2017

Influencers de Cristo – Evangélicos da nova geração mostram na internet um novo comportamento religioso- UOL (TAB), 18/09/2017

Católicos em rede: de ouvintes a produtores da palavra de fé – IHU Online – Edição 491 | 22 Agosto 2016

* * * 

Leia a matéria completa em: “A cultura negra é popular, pessoas negras não são” As festas “neotropicalistas” e a apropriação cultural indevida – Geledés

Um papo com Oz Guarani, o primeiro grupo indígena de rap de São Paulo -Weslei Barba – Noisey Apr 19 2017

Indígenas recriam a própria imagem em vídeo   

(A UNESCO apresenta Tecnologia, Informação e Inclusão, uma série de folhetos destinada a jornalistas atuantes na mídia comunitária, estudantes e ao público em geral)

 LITERATURA E POESIA MARGINAL COM “WJ & SAID”

Como a indústria da fotografia determinou que o ‘normal’ é a pele branca – Juliana Domingos de Lima -8 Abr 2016

Unlearning the Origins of Photography -The invention of the “New World” and the invention of photography are not unrelated. – Ariella Azoulay – VERSO. 07 September 2018

Após selfie racista no Carnaval, jovem é demitido: ‘Não nos interessa funcionário com este perfil’ – por: Redação Hypeness (carnaval 2018)

A questão racial e as corporações – Hank Willis Thomas | BRANDING USA – / HANK WILLIS THOMAS: ARTE E ESTEREÓTIPOS PUBLICITÁRIOS

Identidade Parcelada – Reportagem Multimídia (Énois)

Marcas se posicionam sobre Júlio Cocielo – Luiz Gustavo Pacete, Meio & Mensagem, 2 de julho de 2018

Quatro maneiras de usar a vitória de Rafaela Silva para confirmar o que você já pensa – 

Plataforma passa a régua no racismo publicitário – Por Gabriel Grunewald – AdNews01 de Dezembro de 2017 12h – Atualizado às 12:55

Skol e o nem sempre redondo caminho de apoio às causas por LEONARDO ARAUJO, especial para o PROPMARK publicado em 12 de setembro, 2018

‘Racist’ H&M sweater ad ruffles feathers – Monday 8 January 2018 – 1:49pm

Žižek: Dois Panteras Negras. Blog da Editora Boitempo, Publicado em 27/02/2018 

Entenda o caso da advogada presa durante audiência no Rio – Publicado em 17/09/2018 –Por Vinicius Lisbôa – Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

  * * *

Este coletivo quer acabar com o preconceito contra gays, negros e mulheres no futebol – André Cabette Fábio -9 Abr 2016

Jogos de empatia ajudam a entender ‘a dor do outro’ – Caderno Link – Estadão – BRUNO CAPELAS, 21 de março de 2016

Psicólogos encontram no RPG ferramenta para motivar adolescentes e jovens – Juliana Blume – HypeScience, 12/07/2017

Gays invadiram um post de “orgulho hétero” e foi gostoso demais – Buzz Feed, 

“Essa Coca é Fanta”. Empresa faz ação contra homofobia no dia do Orgulho LGBT – Por Brasil Econômico

Plataforma reúne trabalhos acadêmicos de temática LGBT para consulta– Não é gay se: as exceções da metrosexualidade. Publicado em 23/08/2017

Parada Hetero Brasil

* * *

 
CET São Paulo @CETSP
Mulher ao volante, perigo nada constante. Na cidade São Paulo no ano de 2016, apenas 14,2% dos acidentes com vítimas tiveram o envolvimento de mulheres. Nos acidentes fatais, esse número cai para 6,3%. O exemplo está dado: dirija como uma mulher
 

Com perfil feminino, gamers homens são alvo de assédio on-line – FERNANDA MENA – Folha de S. Paulo, 23/01/2018

A enciclopédia online de conceitos criados por filósofas mulheres André Cabette Fábio, Nexo,  27 Jun 2018

 Reino Unido proíbe anúncios que fomentam estereótipos de gênero – Medida da Autoridade de Padrões Publicitários começa a ser aplicada em 2018 – Patrícia Tubella – El País, Londres 

 Campanha de cerveja considerada machista sofre intervenção na zona sul de SP; Skol mudará publicidade – Empresa afirma que irá mudar frases de ação publicitária em “respeito à diversidade de opiniões” Carolina Apple R7 11/02/2015

How an SMS tool is bringing rape survivors into the media sphere – IJNet, Kim Harrisberg, Health-e News | October 05, 2017

Skol – Campanha 2015 X Reposter

O que é agora conhecido como o teste de Bechdel foi introduzido na história em quadrinhos Dykes to Watch Out For de Alison Bechdel. Em uma tira de 1985 chamada “A regra”, uma personagem feminina sem nome diz que ela só assiste a um filme se ele satisfizer os seguintes requisitos: Deve ter pelo menos duas mulheres. Elas conversam uma com a outra Sobre alguma coisa que não seja um homem.  A autora creditou a ideia do teste a uma amiga e parceira de treinos de karate, Liz Wallace. Mais tarde ela escreveu que estava certa de que Wallace foi inspirada pelo ensaio “Um Teto Todo Seu” de Virginia Woolf… (Wikipédia)

 Novos feminismos e a luta pelos direitos das mulheres – Nexo Jornal

HÁ SEXISMO NA INTERNET? BBC BRASIL

Fábio Caim Viana, Sandra Febbes Casarejos, Aryovaldo Azevedo Junior.   Marcha das Vadias: o corpo-signo da autonomia feminina na mídia.

O poder da mulher na propaganda (dentro e fora das agências) – Adnews, 08 de março de 2016

Minha História, Django Girls e as Mulheres na Tecnologia – Julia Gomes – Code like a girl(Medium)- 23/03/2017

THE TRUTH OF WOMEN AND BEER: WITCHES – BREWHOPPIN

* * *

Trend Watching – inteligência em tendências de consumo globais e brasileiras.

Após críticas, Pepsi tira comercial com Kendall Jenner do ar – Meio& Mensagem, 6 de abril de 2017


NOVAS REPORTAGENS

Os eliminados na redação do Enem não são quem você imagina – Marcelo Soares – Medium, 27/11/2017

Se está na cozinha, é uma mulher: como os algoritmos reforçam preconceitos -As máquinas inteligentes consolidam os vieses sexistas, racistas e classistas que prometiam resolver – Javier Salas, El País, 23/09/201715 visões completamente equivocadas sobre o que é ser feminista – “Não seja feminista, seja feminina” e outros equívocos. – BuzzFeed – publicado 20 de Agosto de 2015, por Clarissa Passos

Ideologia de gênero: rastros e significados –POR #AGORAÉQUESÃOELAS – Por Sonia Corrêa*

Portugal inclui Igualdade de Gênero na grade das escolas – O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular quer promover o estudo da cidadania e do desenvolvimento social nas escolas – Por Da Redação –  Cláudia – 5 out 2017

Assédio nas agências: 90% das mulheres já foram vítimas – Grupo de Planejamento divulga dados da primeira pesquisa sobre o tema, que ouviu 1400 pessoas que trabalham em empresas de comunicação de São Paulo –  Meio & Mensagem – Bárbara Sacchitiello – 15 de novembro de 2017 – 14h10 – Atualizada em 16/11, às 11h19

 



Campanha da Unicef



FILME

MUITO ALÉM DO JARDIM – Peter Sellers (1979)

Tendo vivido toda a sua vida isolado do mundo, dentro de uma mansão de Washington, Chance apenas conhece o mundo através da televisão. Quando as circunstâncias da vida o obrigam a partir, ele se vê atirado em diversas situações para as quais não têm qualquer referência, particularmente, quando passa a frequentar um círculo de importantes políticos em busca de «novas idéias e abordagens». Atenção, aqui, para a questão da linguagem, do contexto, da produção de sentido em nossos gestos e ações…

 



EKO – multiverse storytelling (Possibilia)

Molleindustria – Radical Games

Future History Lab

Deixar uma resposta