exercícios

Exercícios

Pessoal, tudo bem?

Tinha combinado com vocês a leitura das postagens do blog. Pelo que estou vendo, nas últimas aulas, isso não está acontecendo.

Estou pensando, seriamente, em não autorizar a consulta ao blog na prova de final do semestre, valendo 6,0 (seis)

Como sempre faço, estou apresentando alguns exercícios que simulam minha prova como exercício.

Procurem, sempre, associar o tema da citação a uma das aulas vista e um ou dois conceitos vistos nela.

Questão 1:

“Bourdieu sustenta que um criador e sua obra são determinados pelo sistema das relações sociais, nas quais a criação se realiza, como um ato de comunicação e pela posição que o criador ocupa no espaço intelectual – este irredutível a um simples agregado de agentes ou instituições isoladas. Esse espaço, ao modo do campo magnético, constitui um sistema de linhas de força: os agentes e instituições estão em uma relação de forças que se opõem e se agregam, em sua estrutura específica, em um lugar e momento dados no tempo. Cada um deles (agentes e instituições) está determinado por sua pertença a esse espaço, ou seja, à posição particular que ocupa, em especial a um tipo determinado de participação em um sistema de relações entre os temas e os problemas.”

(Adaptado de Denise M. de O. Lima Revista Cogito vol.11 Salvador out. 2010).

Questão 2:

“Fabiano estava silencioso, olhando as imagens e as velas acesas, constrangido na roupa nova, o pescoço esticado, pisando em brasas. A multidão apertava-o mais que a roupa, embaraçava-o. De perneiras, gibão e guarda peito, andava metido numa caixa, como tatu, mas saltava no lombo de um bicho e voava na caatinga (…) Era como se as mãos e os braços da multidão fossem agarrá-lo, subjugá-lo, espremê-lo num canto de parede. Olhou as caras em redor. Evidentemente as criaturas que se juntavam ali não o viam, mas Fabiano sentia-se rodeado de inimigos, temia envolver-se em questões e acabar mal a noite.”

(Graciliano Ramos. Vidas Secas p.75)

Questão 3:

Questão 4:

Saul Goldman – personagem da série Breaking Bad

Questão 5:

Deixar uma resposta